Carregando...

Saiba mais sobre Hérnia da Parede Abdominal.

Historia das Hérnias

Historia das Hérnias
01/04/2019 / por Dr. Jorge Matheus

Uma das primeiras imagens de um indivíduo com hérnia é vista na figura abaixo, de terracota fenícia mostrando uma hérnia umbilical em uma mulher no quinto ou quarto século aC. A maioria das hérnias quando deixadas desacompanhadas tornam-se muito grande e aparente e pode levar a complicações, muitas das quais podem ser fatais. Se um indivíduo importante daquela época sofria de uma hérnia, isso era memorizado de alguma forma. Por causa da obviedade de hérnias muito grandes, até mesmo indivíduos sem importância teriam sido notados por estudiosos observantes da época e sua hérnia narrada de alguma forma.

Na sexta dinastia de Ptah-hotep, o quadro de relevo mostra trabalhadores no campo com hérnias umbilicais.

No túmulo de Ankhmahor em Saqqara em 2500 aC mostra um alívio mostrando redução de uma hérnia inguinal. Os restos mumificados de Ramsés V, 1157 aC, mostram uma enorme hérnia inguinal.

A mais antiga referência escrita às hérnias aparece no papiro egípcio de Ebers por volta de 1500 aC. Em 300 aC no corpo Hippocraticum as hérnias mencionam-se bem como algumas variedades e os correlaciona a certas ocupações.

Praxagorus de Cos por volta do século IV aC tem a reputação de ter tentado reduzir uma hérnia estrangulada. Dois outros da mesma época Herófilo de Calcedônia e Erasístrato de Keos têm a reputação de ter realizado uma cirurgia de hérnia.

Celso viveu em Roma no século I dC, veio de uma família rica e escreveu sobre muitos assuntos, incluindo filosofia, guerra, agricultura e medicina. Ele dá uma excelente descrição dos sinais clínicos de estrangulamento e os sintomas que podem ocorrer. Ele descreveu a primeira técnica cirúrgica para hérnias. Claudius Galenus, que viveu de 129 a 201 A.D. era praticante de medicina na escola de gladiadores. Ele foi um escritor prolífico e publicou mais de 100 livros. Ele era um observador atento e comentou que havia uma deficiência nos dois músculos abdominais externos, o que levou a hérnias.

Aretaios da Capadócia viveu no primeiro século depois de Cristo. Escreveu uma descrição detalhada de uma complicação de uma hérnia estrangulada. Aécio por volta de 500 d.C. era um médico da corte do imperador bizantino Giustiniano. Ele descreveu uma técnica cirúrgica detalhada e também defendeu que a cirurgia era perigosa e deveria ser evitada a todo custo. Em vez de cirurgia, ele recomendou orações. Ele sugeriu orquiectomia "retirada do testículo" de rotina. Albucasis era um cirurgião mouro por volta de 1000 d.C. ele escreveu um livro que se concentrava em procedimentos e instrumentos e estava se esforçando para reviver a arte da cirurgia como ensinada pelos antigos. Avicena, por volta de 1000 d.C., era um médico árabe que usava ausculta para distinguir entre hérnia e hidrocele. Mondino de Luzzi foi professor de medicina em Bolonha, por volta de 1300 dC Ele reviveu o estudo da anatomia e procurou uma cura radical para a hérnia.

Guido Lafranchi de Paris, por volta de 1350 d.C. defendeu o tratamento conservador e foi inspirado por Deus para salvar o testículo! Roland de Parma, de cerca de 1383 d.C., tratou hérnias com uma posição chamada Trendelenburg.

A imagem acima mostra uma ilustração de seu livro em que o paciente está posicionado de cabeça para baixo em um declive íngreme ( Tredelenburg ) e usa a gravidade para ajudar a reduzir uma hérnia encarcerada.Guy de Chauliac viveu na França em 1300 e escreveu um magnífico livro, Chirugia Magna. Ele foi o primeiro a notar a diferença entre uma hérnia inguinal e uma femoral. Ele também acreditava na redução manual de Trendelenburg.

voltar