Carregando...

Saiba mais sobre Hérnia da Parede Abdominal.

Hérnia Inguinal

Saiba Tudo sobre Hérnia Inguinal

A hérnia inguinal ocorre quando uma estrutura intra-abdominal, se insinua ou exterioriza, por um ponto de fraqueza na musculatura desta região. O paciente percebe a presença da hérnia, inicialmente, como um abaulamento, ou um "caroço" na região da virilha, que pode vir acompanhado ou não por dor, geralmente após carregar peso, tossir ou abaixar-se.

A princípio, não se trata de um problema de saúde grave, porém, não há outro tipo de tratamento que não o cirurgico. A indicação da cirurgia para reparo da hérnia, se dá no momento do diagnóstico, que geralmente é dado por um cirurgião especialista. Hérnias não tratadas, que demoram a serem percebidas ou desvalorizadas pelos pacientes, podem aumentar de tamanho e desenvolver um quadro de hérnia encarcerada ou até estrangulada.

As Hérnias encarceradas acontecem quando o conteúdo intra-abdominal que se exterioriza pela fraqueza da parede abdominal fica preso no que chamamos de saco herniario. Esta ausência de redução do saco herniario, pode caracterizar uma urgência cirúrgica, quando o fluxo de sangue é bloqueado nesta região, passando a uma hérnia estrangulada, com risco de perda de parte do intestino por necrose do mesmo, e em alguns casos, pondo em risco a vida do paciente.

As cirurgias para correção das Hérnias são chamadas herniorrafias, e podem ser realizadas por via convencional ou minimamente invasiva. A cirurgia convencional é realizada a partir de uma incisão na região da virilha, com correção do defeito e posicionamento de uma tela de reforço. Esta tela tem por função promover um processo inflamatório que irá reforcar esta musculatura frágil, evitando o retorno futuro da hérnia. Nas crianças, nao há necessidade de tela de reforço.

As cirurgias ditas minimamente invasivas, podem ser feitas por Videocirurgia ou por Robótica. Existem duas principais técnicas para realização da Videocirurgia, a TAPP e aTEP que descreveremos abaixo.

  •  
    Na cirurgia Robótica, o cirurgião comanda um robô através de um controle externo, com movimentos precisos, facilitando a realização de cirurgias mais complexas.
  •  
    Na Técnica TAPP ( Trans-abdominal pré-peritoneal ), 3 pequenas incisões são feitas no abdômen inferior, e o reparo da hérnia é feito por dentro abdômen, com colocação de tela de reforço, utilizando uma câmera e pinças específicas para a Videocirurgia.
  •  
    Na técnica TEP ( Totalmente extra-peritoneal ), também 3 incisões são feitas no abdômen inferior, neste caso na linha média, abaixo do umbigo, e não há necessidade de entrar no abdômen. Um espaço é feito na parede abdominal, onde se faz o reparo da hérnia e é posicionada a tela de reforço.
  •  
    As técnicas minimamente invasivas, proporcionam um pós-operatório com menos dor, é um retorno mais rápido às atividades habituais, comparando com a cirurgia aberta convencional.
Hérnia Umbilical

A hérnia pode aparecer, inicialmente como um "caroço" na cicatriz umbilical, podendo aumentar com o tempo e vir acompanhada por dor.
Saiba Mais

Hérnia Femoral

São protrusões em falhas da parede abdominal que se pronunciam pelo canal femoral. São menos comuns que as hérnias inguinais.
Saiba Mais

Hérnia Incisional

Todo paciente que se submete a uma cirurgia abdominal, corre o risco de evoluir com uma hérnia no local da incisão.
Saiba Mais

Hérnia Epigástrica

Geralmente são percebidas como abaulamentos ou "caroços" que surgem na linha média do abdomen, acima da cicatriz umbilical.
Saiba Mais